Anualmente são realizados mais de 21,7 mil atendimentos oncológicos no INGOH, e o trabalho do Instituto vai além de atender apenas seus pacientes. O INGOH fornece medicamentos a pacientes de outras clínicas, que realizam aqui seus tratamentos oncológicos. Em outros momentos, o INGOH também atua como suporte para clínicas que estão com remédios em falta nos seus estoques, atendendo demandas através de empréstimos. Segundo o diretor-técnico do INGOH, Yuri Vasconcelos, esta é uma prática comum, e que o Instituto desenvolve há vários anos, visto que o mesmo tem como premissa priorizar a qualidade de vida dos pacientes que precisam de tratamento e não podem esperar remessas de medicamentos vindas de outros estados.
O que surpreendeu os diretores do INGOH em 2019 foram as acusações dessas mesmas clínicas, que durante os últimos anos sempre tomaram medicamentos emprestados no Instituto, por falta em seu estoque, ou por estarem com prazos próximos o de validade, e precisavam ser utilizados com urgência para não se tornarem inutilizados. Imaginem só, se todas as acusações indevidas fossem verdade, por que essas clínicas procurariam o INGOH para pegar remédios emprestados? Por que os médicos dessas clínicas encaminhariam pacientes para serem medicados no INGOH? Bem, contra a verdade não há suspeitas que não caiam por terra.
Como é feito o controle de medicamentos no INGOH
Certamente você já usou vários medicamentos ao longo de sua vida, mas você sabe como é feita a certificação desses produtos no mercado farmacêutico? Aqui, no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), nós realizamos um rigoroso processo para aquisição e uso de fármacos. As compras são feitas através de portais de compras eletrônicos, que são devidamente credenciados e apresentam toda a documentação exigida para comercialização de medicamentos.
Ao chegarem ao INGOH, todos os medicamentos são cadastrados em nosso sistema e passam a ser monitorados até a entrega ao paciente. Com isso, nenhum medicamento é utilizado fora do prazo de validade ou entregue indevidamente a um paciente.
Rotinas da garantia da qualidade
- Qualificação de fornecedores;
- Auto inspeções e auditorias de qualidade;
- Validação e qualificação;
- Investigação de desvios e adoção de medidas preventivas e corretivas junto às áreas envolvidas;
- Tratamento das reclamações de mercado recebidas;
- Coordenação do sistema de controle de mudanças;
- Revisão periódica de produtos;
- Gerenciamento do Sistema de Procedimentos Operacional Padrão (POP);
- Treinamento em Boas Práticas de Fabricação;
- Revisão da documentação de lotes produzidos;
- Liberação de produtos para o mercado.
Portanto, nos causa estranheza o fato das denúncias sobre a qualidade dos nossos medicamentos terem sido feitas por profissionais do mercado, principalmente, por serem ligados a empresas que utilizavam os nossos remédios, como apresentado nos documentos abaixo.
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[…] O INGOH utiliza os melhores rótulos de medicamentos disponíveis no mercado. Além das melhores linhas de genéricos, trabalhamos com remédios patenteados de primeira linha. Não importamos com o preço dos remédios, para nós o que importa é que nossos pacientes recebam o que há de melhor e mais eficiente no mercado. Vale lembrar também que, parte dos pacientes que fazem tratamento oncológico em nosso centro médico vêm de outras clínicas com medicamentos, já prescritos pelos médicos que fazem seu acompanhamento. Além disso, o INGOH é opção para muitos hospitais e clínicas concorrentes que precisam de empréstimo de medicamento (veja mais aqui). […]
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Tinha certeza que tudo ia ser esclarecido
Tenho grande admiração e respeito por todos
Foi aí meu primeiro emprego
Graças a Deus esta tudo resolvido
Olá, Cidinha, bom dia!
o INGOH agradece, muito, por sua gentil participação, pelo carinho e confiança. O INGOH tem todo o interesse no esclarecimento e coerência das investigações e fica sempre à disposição. Tenha uma excelente semana!