Desde o dia 12 de dezembro de 2019, o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH) tem sido alvo de várias denúncias, em especial sobre a qualidade dos medicamentos oferecidos aos pacientes em tratamento oncológico na unidade de saúde. As acusações vão desde o uso de fármacos de baixa qualidade até vencidos.
Assim como qualquer empresa do seguimento médico, o INGOH não faz a administração de produtos fora da data de validade. Inclusive, no último dia útil do remédio, os medicamentos são etiquetados como vencidos e/ou separados do resto do estoque. Depois de identificados, os mesmos são encaminhados para incineração e aterro sanitário específico ou de volta para Vigilância Sanitária, ou seja, sempre descartados da forma correta.
Além desta atitude padrão, os produtos que entram na farmácia do INGOH recebem um código, e sempre que vão ser usados são rastreados pelo sistema de informática. Quando o medicamento está fora da data de validade, o sistema acusa a alteração, e simplesmente não aceita a liberação deste medicamento para uso.
Com relação à qualidade dos medicamentos administrados nos pacientes oncológicos, os fármacos possuem os melhores rótulos disponíveis no mercado. Além das principais linhas de genéricos, o Instituto trabalha com remédios patenteados de primeira linha. Diferente do INGOH, algumas empresas evitam adquirir esses medicamentos por possuírem um preço mais elevado do que qualquer produto de 2º linha.
Assim que o INGOH entrou no Programa IPASGO Melhor, no ano de 2013, vários concorrentes começaram a espalhar calúnias sobre a qualidade dos medicamentos oferecidos aos pacientes. Diante da situação, por anos a Instituição realizou o programa Farmácia Nota 10, onde os pacientes podiam ver de perto o funcionamento da farmácia, os medicamentos e ouvir explicações sobre a forma de administração.
Mesmo com o fim deste programa, a Instituição continua aberta ao diálogo e ao atendimento ao paciente. Após as acusações atuais vindas da concorrência, diversos pacientes fizeram questão de visitar a farmácia do INGOH para constatar de perto a qualidade dos rótulos, as condições de armazenamentos e tirar todas as dúvidas que surgiram após a Operação da Polícia Civil de Goiás.
Para manter a relação de confiança que sempre teve com os pacientes/clientes, o INGOH criou um canal para prestar esclarecimentos à população. Qualquer pessoa que tenha alguma dúvida sobre as informações divulgadas pela imprensa pode entrar em contato pelo número (62) 3226-0200 e digitar a opção 5 para ser atendido ou enviar mensagem pelo Whatsapp (62) 3941-1951.